Qual a diferença de um domínio ou site .com ou .net e .com.br?

Esta é uma grande dúvida da maioria de nossos clientes no momento de registrar um domínio. Os domínios internacionais, conhecidos apenas como .com, .net, .org e uma infinidade de TLDs Internacionais (Terminações de domínio ou Top level domains) levam os clientes a não saber qual optar para uso em seu site.

Na prática não existem diferenças no aspecto de tecnologia ou desempenho, os domínios Nacionais (.com.br, .net.br e outros terminados em .br) são apenas indicativos de localidade (Brasil), assim como cada pais tem o seu ccTLD (Country Code Top Level Domain).

Estamos próximos de um lançamento de novas TLDs tanto no Brasil, como fora do País, inclusive algumas marcas terão suas TLDs próprias, mas o que isso tem a ver com este post? Na verdade tem, para esclarecer que este é apenas uma terminação para indicar algo, porém a aquisição de uma TLD fica na cada dos 3 dígitos de milhares de dólares, o que seria inviável cada um dispor de uma própria, como por exemplo, bem-estar.empresa (veja! este não teria um .com…, a terminação seria empresa). Bem que seria interessante, em breve alguns bancos e grandes lojas estarão utilizando seus domínios próprios (TLD).

Uma influência que temos em domínios internacionais seria no caso de SEO (veja nosso post sobre SEO), pois na ferramenta do Google Webmaster tools é indicado informar o pais no qual este domínio deseja indexar, Google Brasil? EUA? enfim. Já nos domínios nacionais ou com terminações do referido pais esta informação não é necessária, pois compreende-se que um site terminado em .br deve estar relacionado ao Brasil, um .ar à Argentina e assim por diante.

Facilite para seus visitantes, ou seja, aqui todos tem o costume de acessar um site pela TLD mais comum, a .com.br, porém, se você simpatiza com uma TLD internacional, seria interessante considerar ter os dois, sendo que um redirecionaria para o outro.

Registrar todos? Quais? Os mais utilizados?

Pelo custo que um domínio tem, vale a pena sim registrar todos os domínios disponíveis para a sua empresa, isto também porque evita que um concorrente o faça e aponte, por exemplo, para o site dele e passe a concorrer com a sua empresa. Como o custo de um domínio não costuma passar dos R$50 por ano para as extensões mais conhecidas,  considere isto. Ou ainda, registre-o pelo período de 10 anos e não se preocupe tão cedo com a renovação.

Via: superix



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