5 benefícios do CRM para sua empresa

Implantar um CRM é uma questão estratégica para melhorar o seu relacionamento com o cliente e otimizar sua organização.

Na “Era da Digital”, as empresas, de diferentes segmentos e portes, estão tendo que se adaptar a um volume cada vez maior de informações. O que antes poderia ser gerido por meio de planilhas, hoje, exige sistemas e softwares de alta tecnologia.

Organizar e gerenciar essas informações faz parte do plano estratégico de muitas corporações atualmente. O bom uso desses dados auxilia as empresas em diversos departamentos, como vendas, marketing e atendimento ao cliente.

As ferramentas de CRM (Customer Relationship Management), responsáveis por essa unificação das informações, são importantes para definir uma estratégia empresarial focada no bom relacionamento com o cliente. Além disso, o CRM ajuda as corporações a identificarem seus potenciais clientes, analisar o seu perfil, medir o grau de satisfação dos consumidores atuais e organizar as ações da companhia nas principais frentes que utilizam a ferramenta.

Se a sua empresa está pensando em gerir de forma mais eficiente as informações dos clientes, não deixe de conferir as 5 razões que listamos para você implantar um CRM em sua companhia. Confira!

1 – Centralização das informações e melhor utilização do tempo

Um dos principais benefícios em implantar uma ferramenta de CRM em sua empresa está relacionado a organização e centralização das informações. Por meio de um único sistema, é possível inserir dados diversos sobre o cliente, como contato, preferências, perfil e índices demográficos. Essa centralização das informações auxilia na tomada de decisões dos departamentos que utilizam o CRM, já que a plataforma trabalha com dados verídicos e atualizados dos clientes.

Além disso, o CRM otimiza o tempo de trabalho dos colaboradores da empresa, que antes tinham que buscar os dados dos clientes em inúmeras planilhas espalhadas pela companhia.

2 – Organização das ações

O CRM oferece as corporações a possibilidade de organizar as atividades em uma única ferramenta, que ainda avisa aos usuários quando a ação está próxima de ser realizada, como se fosse uma agenda virtual automatizada.

3 – Impulsionamento das vendas 

Em tempos de crise, uma das metas principais das empresas é aumentar as vendas. O CRM é um grande aliado nesta missão, pois ele oferece uma página personalizada para clientes e prospects com todas as informações necessárias para auxiliar o trabalho da equipe comercial.

Com os dados organizados no CRM, os vendedores conseguem analisar quais as estratégias estão gerando resultados positivos e quais devem ser melhoradas. Essa análise permite que o trabalho de vendas seja mais assertivo, pois ele é focado nas reais necessidades dos clientes.

4- Comunicação significativa

Uma das melhores estratégias para aumentar as vendas e selar uma relação de confiança com os clientes é mantendo uma comunicação significativa com eles. E o CRM tem um papel importante no aprimoramento da comunicação entre os clientes e a empresa, pois a partir das informações disponibilizadas na ferramenta, é possível identificar o perfil de cada consumidor e quais as melhores maneiras de abordá-lo, aumentando, assim, as chances de fidelização do cliente com a marca.

5 – Acompanhamento dos resultados por meio de dados estatísticos

Traçar estratégias e ações é importante para todas as empresas, porém, para analisar a efetividade desse trabalho é preciso acompanhar de perto os resultados alcançados. O CRM também auxilia as corporações nesse sentido, pois ele disponibiliza um funil de vendas que aponta quantos clientes a empresa conquistou, quantos deixaram de fazer negócios com a companhia, mostra o faturamento de cada mês, entre outros índices essenciais para o gerenciamento do negócio.

Além desses dados, as ferramentas de CRM também disponibilizam uma visão clara e ampla do pipeline de vendas, ajudando a corporação a identificar quais são os seus clientes potenciais e quais são os mais fáceis de atingir naquele momento.

Quando utilizado pelas áreas de marketing e atendimento ao cliente, o CRM também aponta dados estatísticos que são imprescindíveis para o gerenciamento de campanhas de comunicação e aprimoramento do relacionamento com o cliente.

Fonte: http://www.ideacrm.com.br/



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